Serviço ou Procedimento* Indicação:
Avaliação Global do
desenvolvimento (AGD)
1. O que o serviço faz, ou seja, isso nos dirá
automaticamente para o que é indicado.
2. Quais os resultados esperados, ou seja, o que irá
acontecer com o uso desses serviços.
OBS: BASICAMENTE ESTES SÃO OS DOIS PRINCÍPIOS
QUE DEVEM REGER ESTE PREENCHIMENTO. ABAIXO
UM MODELO PREENCHIDO, NO CASO DO
COMPREENDER PARA ATUAR.
Avaliação Global do
desenvolvimento (AGD).
1.- Avalia as áreas de comunicação, interação social,
aspectos motores e sensoriais, desenvolvimento
cognitivo, competências socioemocionais e de
aprendizagem.
2.-Permi te ident ificar as áreas defici tár ias do
desenvolvimento, bem como, as habilidades que a
pessoa com Transtorno do Espectro Autista
apresenta, para que, assim, seja traçado um plano de
atendimento individualizado.
Avaliação Global Investigativa
para o TEA (AGI)
1. – Avalia e auxilia no processo investigativo do Transtorno
do Espect ro Aut ista, pr ior izando os aspectos
sociocomuni cat i vos , sensór io motores e os
comportamentos repetitivos e estereotipados, de
acordo com o manual diagnóstico e estatístico de
transtornos mentais (DSM-5), o protocolo SRS-2 e o Perfil
sensorial (PF).
2.- Permite auxiliar no rastreio de características do TEA,
contribuindo processo clínico de investigação
diagnóstico. Além disso, possibilita a construção de um
plano de intervenção terapêutico, com base nas áreas
em defasagem e habilidades potenciais do indivíduo.
Avaliação Personalizada em Psicologia 1.-Avalia a compreensão de compor tamentos
antecedentes e atuais relacionados ao TEA, bem como
no desenvolvimento global do indivíduo; as habilidades
cognitivas; e observações do funcionamento dos
fenômenos psicológicos e emocionais do paciente.
2. Possibilita a construção de um plano de intervenção
terapêutico, com base nas áreas em defasagem e
habilidades potenciais do indivíduo. Visa reduzir
comportamentos disruptivos, como também promove
autoconhecimento das emoções e incentiva as
habilidades sociais .
Avaliação Personalizada
em Educação Física /
Psicomotricidade
1. Avalia e identifica os atrasos motores, psicomotores, de
condicionamento físico, bem como possíveis
movimentos repetitivos ou estereotipados. Além disso,
avalia as potencialidades motoras e cognitivas da pessoa
com TEA.
2. Possibilita a construção de um plano de intervenção
terapêutica, com base nas áreas em defasagem e
habilidades potenciais do indivíduo, proporcionando o
estímulo e reeducação dos aspectos de motricidade
através do movimento, para auxiliar no processo de
autonomia do indivíduo.
Avaliação Personalizada
em Fonoaudiologia
1.- Avalia e analisa os aspectos sociocomunicativos, de
alimentação, sociointeracionais e possíveis distúrbios
motores e miofuncionais da pessoa com TEA.
2- Possibilita a construção de um plano de intervenção
terapêutico, com base nas áreas em defasagem e
habilidades potenciais do indivíduo. Desenvolve os
aspectos de linguagem expressiva e compreensiva,
como também na pragmática e nas redução das
ecolalias disfuncionais, assim como nos aspectos
motores da fala.
Avaliação Personalizada
em Terapia Ocupacional
 1 – Visa identificar as dificuldades que interferem no
desempenho ocupacional para as atividades de vida
diária da pessoa com TEA, seja nas habilidades ou nos
aspectos sensoriais.
2 -Possibilita a construção de um plano de intervenção
terapêutica, com base nas áreas em defasagem e
habilidades potenciais do indivíduo. Promove a
integração dos sistemas sensoriais, nas respostas de
auto regulação da pessoa com TEA, bem como nos
aspectos da seletividade alimentar e atividades de vida
diária.
Avaliação Personalizada
em Psicopedagogia
1. Visa identificar os déficits de aprendizagem, a fim de
proporcionar estratégias cognitivas, comportamentais e
motoras para a pessoa com TEA.
2.Possibilita a construção de um plano de intervenção
terapêutica, com base nas áreas em defasagem e
habilidades potenciais do indivíduo.
Atendimento Especializado
Transdisciplinar por área.
(1 profissional)
1. Os atendimentos são oferecidos nas áreas de :
fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física,
psicomotricidade, educação especial, psicopedagogia
e psicologia.
2. Através de um olhar ampliado para o indivíduo,
proporciona-se objetivos terapêuticos em comum
entre as áreas visando estimular o desenvolvimento
global do paciente.
Atendimento Especializado
Transdisciplinar (2 profissionais)
1. Os atendimentos são oferecidos nas áreas de :
fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física,
psicomotricidade, educação especial, psicopedagogia
e psicologia. As sessões são realizadas por 2
profissionais e 1 paciente. Este serviço é indicado para
pessoas que necessitem de um maior nível de suporte.
2. Através de um olhar ampliado para o indivíduo,
proporciona-se objetivos terapêuticos em comum
entre as áreas, visando estimular o desenvolvimento
global do paciente.
Atendimento Especializado
Transdisciplinar
(domiciliar – 2 profissionais)
1. Os atendimentos são oferecidos nas áreas de :
fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física,
psicomotricidade, educação especial, psicopedagogia
e psicologia. As sessões são realizadas por 2
profissionais na residência e/ou outro ambiente que o
paciente necessite. Indicado para pacientes que
necessitem de maior nível de suporte.
2. Através de um olhar ampliado para o indivíduo,
proporciona-se objetivos terapêuticos em comum
entre as áreas, visando estimular o desenvolvimento
global do paciente.
Atendimento Especializado
Transdisciplinar por área
(domiciliar – 1 profissional)
 1. Os atendimentos são oferecidos nas áreas de :
fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física,
psicomotricidade, educação especial, psicopedagogia e
psicologia. As sessões são realizadas por 1 profissional e
1 paciente. Atendimento realizado na residência e/ou
outro ambiente que o paciente necessite. Indicado para
pacientes que não possuem possibilidades de
deslocamento até o centro Compreender para Atuar.
2. Através de um olhar ampliado para o indivíduo,
proporciona-se objetivos terapêuticos em comum entre
as áreas visando estimular o desenvolvimento global do
paciente.
Orientação Parental 1. Orienta e dá suporte às famílias, a fim de promover
estratégias adequadas para auxiliar a pessoa com TEA ou
aquelas em processo de investigação diagnóstica, como
também em intervenção precoce.
2. Permite que a família possa direcionar e adaptar à rotina da
escola, do trabalho, nas tarefas de vida diária, bem como na
estimulação do desenvolvimento global da pessoa com
TEA. Este serviço pode ocorrer de maneira presencial ou
on-line.
Grupo de Jovens e adolescentes 1. O Grupo de jovens é mediado e orientado por um
psicólogo e uma profissional de educação física. Este
serviço utiliza os interesses e as demandas dos
adolescentes com TEA.
2. Promove experiências psicossociais e psicomotoras de
acordo com a faixa etária dos adolescentes com TEA,
bem como prepara os jovens para o processo da
adultez.