

Serviço ou Procedimento* | Indicação: |
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Avaliação Global do desenvolvimento (AGD) |
1. O que o serviço faz, ou seja, isso nos dirá automaticamente para o que é indicado. 2. Quais os resultados esperados, ou seja, o que irá acontecer com o uso desses serviços. OBS: BASICAMENTE ESTES SÃO OS DOIS PRINCÍPIOS QUE DEVEM REGER ESTE PREENCHIMENTO. ABAIXO UM MODELO PREENCHIDO, NO CASO DO COMPREENDER PARA ATUAR. |
Avaliação Global do desenvolvimento (AGD). |
1.- Avalia as áreas de comunicação, interação social, aspectos motores e sensoriais, desenvolvimento cognitivo, competências socioemocionais e de aprendizagem. 2.-Permi te ident ificar as áreas defici tár ias do desenvolvimento, bem como, as habilidades que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista apresenta, para que, assim, seja traçado um plano de atendimento individualizado. |
Avaliação Global Investigativa para o TEA (AGI) |
1. – Avalia e auxilia no processo investigativo do Transtorno do Espect ro Aut ista, pr ior izando os aspectos sociocomuni cat i vos , sensór io motores e os comportamentos repetitivos e estereotipados, de acordo com o manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o protocolo SRS-2 e o Perfil sensorial (PF). 2.- Permite auxiliar no rastreio de características do TEA, contribuindo processo clínico de investigação diagnóstico. Além disso, possibilita a construção de um plano de intervenção terapêutico, com base nas áreas em defasagem e habilidades potenciais do indivíduo. |
Avaliação Personalizada em Psicologia | 1.-Avalia a compreensão de compor tamentos antecedentes e atuais relacionados ao TEA, bem como no desenvolvimento global do indivíduo; as habilidades cognitivas; e observações do funcionamento dos fenômenos psicológicos e emocionais do paciente. 2. Possibilita a construção de um plano de intervenção terapêutico, com base nas áreas em defasagem e habilidades potenciais do indivíduo. Visa reduzir comportamentos disruptivos, como também promove autoconhecimento das emoções e incentiva as habilidades sociais . |
Avaliação Personalizada em Educação Física / Psicomotricidade |
1. Avalia e identifica os atrasos motores, psicomotores, de condicionamento físico, bem como possíveis movimentos repetitivos ou estereotipados. Além disso, avalia as potencialidades motoras e cognitivas da pessoa com TEA. 2. Possibilita a construção de um plano de intervenção terapêutica, com base nas áreas em defasagem e habilidades potenciais do indivíduo, proporcionando o estímulo e reeducação dos aspectos de motricidade através do movimento, para auxiliar no processo de autonomia do indivíduo. |
Avaliação Personalizada em Fonoaudiologia |
1.- Avalia e analisa os aspectos sociocomunicativos, de alimentação, sociointeracionais e possíveis distúrbios motores e miofuncionais da pessoa com TEA. 2- Possibilita a construção de um plano de intervenção terapêutico, com base nas áreas em defasagem e habilidades potenciais do indivíduo. Desenvolve os aspectos de linguagem expressiva e compreensiva, como também na pragmática e nas redução das ecolalias disfuncionais, assim como nos aspectos motores da fala. |
Avaliação Personalizada em Terapia Ocupacional |
1 – Visa identificar as dificuldades que interferem no desempenho ocupacional para as atividades de vida diária da pessoa com TEA, seja nas habilidades ou nos aspectos sensoriais. 2 -Possibilita a construção de um plano de intervenção terapêutica, com base nas áreas em defasagem e habilidades potenciais do indivíduo. Promove a integração dos sistemas sensoriais, nas respostas de auto regulação da pessoa com TEA, bem como nos aspectos da seletividade alimentar e atividades de vida diária. |
Avaliação Personalizada em Psicopedagogia |
1. Visa identificar os déficits de aprendizagem, a fim de proporcionar estratégias cognitivas, comportamentais e motoras para a pessoa com TEA. 2.Possibilita a construção de um plano de intervenção terapêutica, com base nas áreas em defasagem e habilidades potenciais do indivíduo. |
Atendimento Especializado Transdisciplinar por área. (1 profissional) |
1. Os atendimentos são oferecidos nas áreas de : fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, psicomotricidade, educação especial, psicopedagogia e psicologia. 2. Através de um olhar ampliado para o indivíduo, proporciona-se objetivos terapêuticos em comum entre as áreas visando estimular o desenvolvimento global do paciente. |
Atendimento Especializado Transdisciplinar (2 profissionais) |
1. Os atendimentos são oferecidos nas áreas de : fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, psicomotricidade, educação especial, psicopedagogia e psicologia. As sessões são realizadas por 2 profissionais e 1 paciente. Este serviço é indicado para pessoas que necessitem de um maior nível de suporte. 2. Através de um olhar ampliado para o indivíduo, proporciona-se objetivos terapêuticos em comum entre as áreas, visando estimular o desenvolvimento global do paciente. |
Atendimento Especializado Transdisciplinar (domiciliar – 2 profissionais) |
1. Os atendimentos são oferecidos nas áreas de : fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, psicomotricidade, educação especial, psicopedagogia e psicologia. As sessões são realizadas por 2 profissionais na residência e/ou outro ambiente que o paciente necessite. Indicado para pacientes que necessitem de maior nível de suporte. 2. Através de um olhar ampliado para o indivíduo, proporciona-se objetivos terapêuticos em comum entre as áreas, visando estimular o desenvolvimento global do paciente. |
Atendimento Especializado Transdisciplinar por área (domiciliar – 1 profissional) |
1. Os atendimentos são oferecidos nas áreas de : fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, psicomotricidade, educação especial, psicopedagogia e psicologia. As sessões são realizadas por 1 profissional e 1 paciente. Atendimento realizado na residência e/ou outro ambiente que o paciente necessite. Indicado para pacientes que não possuem possibilidades de deslocamento até o centro Compreender para Atuar. 2. Através de um olhar ampliado para o indivíduo, proporciona-se objetivos terapêuticos em comum entre as áreas visando estimular o desenvolvimento global do paciente. |
Orientação Parental | 1. Orienta e dá suporte às famílias, a fim de promover estratégias adequadas para auxiliar a pessoa com TEA ou aquelas em processo de investigação diagnóstica, como também em intervenção precoce. 2. Permite que a família possa direcionar e adaptar à rotina da escola, do trabalho, nas tarefas de vida diária, bem como na estimulação do desenvolvimento global da pessoa com TEA. Este serviço pode ocorrer de maneira presencial ou on-line. |
Grupo de Jovens e adolescentes | 1. O Grupo de jovens é mediado e orientado por um psicólogo e uma profissional de educação física. Este serviço utiliza os interesses e as demandas dos adolescentes com TEA. 2. Promove experiências psicossociais e psicomotoras de acordo com a faixa etária dos adolescentes com TEA, bem como prepara os jovens para o processo da adultez. |